quarta-feira, 10 de junho de 2015

Livro: Intervenções Clínicas

O livro é dividido em 10 capítulos, onde a autora Márcia Simões fonoaudióloga, especialização em linguagem com enfoque psicanalítico, psicopedagoga, licenciatura plena em biologia, mestre em psicologia.
A história de Valentim é mais um memorial da autora contando a sua dificuldade em diagnosticar uma doença sem diagnóstico tendo como um espelho a história dela refletida, quando criança a autora passou por vários problemas de saúde e dificuldade de aprendizado.
A autora é muito profissional e competente quando separa a história dela do trabalho com Valentim e percebe que precisa estudar outras formas para poder ajudá-lo, pois a sua linha de trabalho não era o suficiente para tratá-lo, onde posteriormente descobre uma doença rara, uma nova síndrome que se aplica ao Valentim, a partir disso a fonoaudióloga consegue traçar um diagnóstico e introduzir o rapaz em sociedade, desenvolvendo-lhe a vida.
Para a psicologia as emoções nos direciona, a autonomia do sujeito é de extrema importância, isso faz com que ele possa seguir em frente; já a fonoaudióloga sente que pode virar a página tanto em um passado doloroso que ela não vai esquecer mas consegue entender que já passou, como a situação do Valentim que aceita o que tem, suas limitações e pode caminhar sozinho.


SIMOES, Márcia. Intervenções Clínicas: ação integrada com a fonoaudiologia, a psicopedagogia, a arteterapia, a psicanálise e outros saberes. 1ª ed; Rio de Janeiro: Wak, 2010, 240 p.



Kelly Carvalho Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário