quarta-feira, 10 de junho de 2015

Interdisciplinaridade

"Uma educação que abraça a interdisciplinaridade navega entre dois pólos: a imobilidade total e o caos. A percepção da importância do passado como gestor de novas épocas nos faz exercer paradoxalmente o imperativo de novas ordens, impelindo-nos a metamorfose de um saber mais livre, mais nosso, mais próprio e mais feliz, potencialmente propulsor de novos rumos e fatos. O processo interdisciplinar desempenha um papel decisivo no sentido de dar corpo ao sonho de fundar uma obra de educação a luz da sabedoria, da coragem e da humanidade". (Fazenda, 2013).
Segundo Fazenda a interdisciplinaridade traz um novo fôlego na educação brasileira, a possibilidade de se libertar de uma educação tradicionalista, uma nova maneira de o homem ver o mundo, e pensá-lo e repensar a si próprio.
Entende-se por interdisciplinaridade, que é mais ou menos como Organização Nações Unida, nas quais as nações estão associadas umas às outras, cada uma conservando sua autonomia. 
Para o docente é preciso fazer um contra ponto de uma disciplina para outra respeitando suas metodologias, ser um professor que executa projetos interdisciplinares, é dar autonomia e elevação ao aluno, é emancipá-lo, pois o projeto se consolida por meio das ações do professor que se coloca como mediador, e imergir no trabalho cotidiano para a elevação no educar, é compreender, entender as partes de legislação entre as diferentes áreas de conhecimento, unindo-se, para transpor algo inovador.
Infelizmente ainda vivemos em um modelo antigo de educação, de aprendizagem no qual existe a informação dada pelo professor a assimilação do aluno. O contexto escolar, a assimilação do aluno e cotidiano. 
É de responsabilidade do professor, trazer o conhecimento interdisciplinar para os seus alunos, onde se pode extrair desse aluno uma melhor aprendizagem também é de responsabilidade dos novos professores (que estão se formando) abraçarem a interdisciplinaridade a fim de mudar a educação hoje existente no Brasil, para algo mais significativo, mais humano, mais interativo, em respeito as nossas crianças. 



FAZENDA, Ivani. Didática e Interdisciplinaridade. 17° ed; São Paulo: Papirus, 2013, 192 p.




Kelly Carvalho Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário