quinta-feira, 18 de junho de 2015

Jornal o Estado de São Paulo


Aguá

A Sabesp informou em nota que lamenta que o juiz não tenha dado a empresa ou a secretaria de saneamento e recursos Hidricosa a oportunidade de esclarecer as questões mas destacou que .se a segunda cota do volume morto for autorizada pelos órgãos reguladores a medida sera adotada apenas em caso de necessidade ecom base em estudos técnicos Segundo o presidente da ANA a segunda reserva deve ser liberada A autorização por etapas é uma condição porque estamos usando a ultima possibilidade de recursos hídricos da região e, por isso, nossa posição não é a de permitir A companhia de saneamento básico do estado de SÃO PAULO SABESP sabia do risco de desabastecimento do sistema Cantareira desde 2012 em relatório enviado a bolsa de Nova YORK, a empresa alerta investidores sobre a estiagem e o impacto para suas finanças a partir de abril deste ano. A informação foi divulgada ontem pelo promotor Rodrigues Sanches Garcia , do grupo de atuação especial de defesa do meio ambiente Gaema  de Campinas ,do ministério publico estadual.(COLLET; TOMAZELA.2014)



COLLET, Luciana; Tomazela,José Maria. Relatório da Sabesp a investidor aponta risco no Cantareira desde 2012, diz MP. O Estado de São Paulo, Metrópole, p. A18, 09 out. 2014




quarta-feira, 17 de junho de 2015

livro intervenções clinicas


Intervençoes Clinicas


Este livo nos mostra uma história de um rapaz que tem vontade de ser uma pessoa normal
Ao começar um tratamento com uma fonoaudióloga, ele não se comunica com ela. Ela vai em busca de novas estratégias para ajudá-lo na fala e na aprendizagem como por exemplo: atividade de desenho artes em argila, pintura por isso a preocupa profundamente onde ela passa a ter dificuldades para dormir pensando em uma forma de ajudar Valentim com sua doença até então desconhecida.
Através de muito estudos, pesquisa ela muda sua linha de trabalho, ela consegue diagnosticar a doença do rapaz descobrindo uma nova síndrome. A psicologia nos ensina que não somos donos da verdade, que nem tudo sabemos, em muitas vezes devemos deixar as nossas emoções fluírem, em muitos casos quando não se tem um diagnostico afeta muito nossas emoções, agravando ainda nossas situações física e psíquicas, neste livro a autora encaminha o individuo a recuperar sua vontade de viver.

SIMOES, Márcia. Intervenções Clínicas: ação integrada com a fonoaudiologia, a psicopedagogia, a arteterapia, a psicanálise e outros saberes. 1ª ed; Rio de Janeiro: Wak, 2010, 240 p.

Gestão pedagogica

Este livro fala que a educação não é para ser produzida e tao limitada, temos que nos educar cada vez mais para atingir nossos objetivos.
É necessário mudar quando os servimos que se não houver mudanças, continuaremos na inercia.
Para a gestão de pessoas, a comunicação né de extrema importância, pois é por meio dela que as pessoas aprendem e se compreendem.


TAVARES,Wolmer Ricardo,Gestao Pedagógica.1ª.ed.,Rio de Janeiro;wak,2009,p191

Rosimeire vitorino

Novas tecnologia e a mediação pedagogica

novas tecnologias e mediação pedagógica



Este livro nos relata a historia de como devemos lidar com a era da internet com ela na escola e na sociedade, e ensinar os alunos a trabalhar em grupos para criarem acesso na era da tecnologia o outro também nos ensina como devemos ter cuidado com o mundo intelectual por ter pessoas que se aproveitam disso para sujar a imagem de terceiros então temos que saber fazer o uso de nossos acesso sempre tomando o cuidado com nossas senhas e login sem deixar que outras pessoas saibam para que não invadam nossas privacidades.O livro é uma  reflexão  uma proposição  sobre as ações docentes que venham atender as exigências deste novo ,paradigma, que propõe uma nova aliança entre a abordagem progressista, uma visão holística e o ensino com pesquisa, que se interconectam e subsidiam pressupostos para novas praticas pedagógicas.
Com a chegada da tecnologia o professor, mediador tem mais facilidade, incentivo e motivação para aplicar suas aulas, com mais qualidade.


MORAM, Manuel José;novas tecnologias e mediação Pedagógica, 13ªed, São Paulo;Papirus,2000,p.173


Rosimeire vitorino

Pais brilhantes Professores facinantes


Livro Pais brilhantes Professores Fascinantes

A leitura deste livro me levou a ter um olhar diferente perante os professores e ate mesmo como mãe 
Me vi dentro de alguns capítulos através de meus pensamentos.
Ate mesmo minha maneira de agir foi moldada, e através de uma boa leitura que o ser humano pode ter uma boa leitura que o ser humano pode ter um outro modo de ver e repensar seus conceitos esta leitura aproxima mais pais filhos e professores para que juntos tenhamos base melhor para nossos filhos, ao ler este livro mudei um pouco os costumes dos meus filhos passando uma educação de melhor qualidade onde eles venham  respeitar o próximo e venham ter o respeito com seus professores os tratando com respeito e educação, fazendo o enxergar que professores querem seu bem assim como seus pais. deveríamos ter o costumes de ler livros deste tipo que nos trás um conhecimento que nos transforma em pessoas melhor. 


CURY,Augusto Jorge, Pais brilhantes professores fascinantes. 1ªed, Rio de Janeiro;sextante, 2003,p.171


Rosimeire vitorino

sexta-feira, 12 de junho de 2015






Visando a educação no ato da pintura em uma sociedade

Daniela de Lima Freitas

Concluem-se que nesta Intervenção Social foi de extrema importância tanto sócio educativo quanto o pessoal ,pois as crianças que participaram desta intervenção com a pintura ,ficaram felizes,pois reagiram e aceitaram super bem aos livros que foram dados a ele com giz de cera.Por tanto foi muito importante para o meu conhecimento acadêmico ,para minha vida em sociedade e que temos sim como intervir em qualquer lugar e mudar á vida cotidiana de uma sociedade começando com educação e sempre motivando a pintura que também eu uma forma de brincar e ao mesmo tempo educar.




Como as crianças podem se comportar através da pintura


Daniela de Lima Freitas

As informações que foram passadas as crianças sobre a importância da pintura, se descreve em uma união com seus próprios amiguinhos aos pais ,viram o quanto é importante a vida de uma criança, a emoção , a atenção e modo que as os lápis  de cores representa as cores de um objeto e a formam que ele pintam seus desenhos.Observou  também neste projeto que relata das crianças do 3° série envolvidos em um projeto semelhante em sua escolha que era a pinturas no mural.Por isso podemos sim,fazer  e intervir com estas atividades em praças e lugares públicos,esta ação durou 5 horas.
O material utilizado foi 20 livros  pra colorir que veio com giz de cera cada um 12 meninos 8 meninas ,a idéia era entre 2 anos ao 10 anos e foi feita uma palestra com pais ,dizendo o quanto é importante o trabalho com a pintura, não só na escola, em casa mais também em uma área livre ,como praça e parques, sendo que todos esse ato abrange ao nosso, a nossa cultura e a nossa educação.






Projeto : Pintura com crianças
Daniela de Lima Freitas


  Realizei o projeto a pedido do professor de sociologia Leandro Sellari utilizando a pintura em uma Intervenção Social  ,depois disso eu uma amiga de sala de aula ficamos 2 meses pesquisando o local, escolhemos uma praça que é frequentado por famílias e nela tem uma base comunitária com policiais profissionais a cuidar destas pessoas  e da praça perguntamos se nó podíamos fazer uma intervenção social sem problemas nenhum concordara,m e assinaram o termo de responsabilidade.E desde então íamos de quarta e sexta pra conversar com eles perguntamos qual era dia melhor ,ele disseram que seria no domingo e no dia 23 de novembro.pois outros domingos tinham eventos na praça,a intervenção foram feitas com 20 crianças,de idades de 2 ao 10 anos, foram entregues os livros com giz de cera e fiz uma roda e todos começaram a pintar 12meninos e 08 meninas,e também fizemos doações de 100 brinquedos pra crianças .Pra destaque tínhamos a Beatriz de 9 anos e Camila de 9 anos da mesma Escola José Quirino estavam participando das pinturas de murais na qual elas desenhavam e pintam interessante como a pintura esta em envolvidas em todas as idades .O público é crianças e aconteceu no Local na Av : Maria Luisa Americanos/n, Bairro Nossa Senhora Do Carmo.
A pintura e seus benefícios

Daniela de Lima Freitas


 Ao final do projeto é contribuir em um trabalho com crianças, e as vantagens que a pintura em si motiva e visa á uma nova uma  inclusão sem modificar as atividades que existem na praça. Desenvolver a coordenação motora, o equilíbrio,o raciocínio lógico e a criatividade. Analisar a atenção de cada criança visando  á pintura como atividades em área livre.Propor palestras que também falam da importância  da pintura a na infância ,reconhecer as cores e trabalhar á memória.






A importância da arte na educação infantil.
DANIELA FREITAS danlimafreitas@gmail.com

            A educação através da Arte é ,na verdade,um movimento educativo e cultural que busca a constituição de um ser humano os aspectos completo,total,dentro dos moldes do pensamento idealista e democrático valorizando no ser humano os aspectos intelectuais,morais e estéticos, procura despertar sua consciência individual,harmonizada ao grupo social ao qual pertence(FELISMINDA,2010).
Nós pedagogos temos que descobrir que sentindo as cores passam a relacionar as vidas de nossas crianças aos ambientes vivos. (ROBINS,NICHOLSON,2012).
E no início da educação infantil que as crianças começam a utilizar os lápis ,coloridos,giz e cera ,canetas hidrocores  e tintas com maior ênfase .Colorir é uma atividade que envolve as crianças e mesmos aqueles simples rabiscos,,como consideram os adultos, feitos por elas ainda bem pequenas conhecimento das  cores,coordenação,aperfeiçoamento das capacidades,motoras,concentração,limites e a aparencia  de fazer a tarefa até o final tudo isso pode ser observado em uma criança enquanto ela se diverte pintando.(ROBINS,NICHOLSON,2012).
Observando então que com as cores que estão ao seu redor, o azul, que é a cor do céu ,verde que é a grama ,amarelo que é o sol, passam este aprendizado pro papel.As crianças pequenas podem explorar o giz de cera e tintas guaches ,boas opções pra ajudá-los a experimentar utilizando estes materiais,pois crianças gostam e necessitam de experiências que causem admiração e elas são sensíveis devemos observar isto nas horas que cuidamos e  ficamos perto delas.Na Educação Infantil, brinquedos, jogos e brincadeiras são ferramentas pedagogias.Além dessas ferramentas, é possível mostrar objetos coloridos que estão na sala de aula  e na escola, de modo geral, e fazer relação com as cores das coleções (lápis de cor /e/ou giz de cera) que elas utilizam ,assim como também  comprar as cores com elementos da natureza,o sol, a lua as estrelas, as nuvens, as árvores ,as as frutas, os rios ou mares os passarinhos etc;.É importante e interessante pedir á criança que expresse o que se sente,o que aprendeu, por isso,por meio da fala, de uma brincadeira ,de um desenho.As atividades em si que as cores ao mundo imaginários e real da criança são extremamente significativas para elas portanto, sugerimos que sejam realizadas constantemente, tanto em ambientes escolares como familiares.(FERREIRA,2013).
ROBINS,Dery,NICHOLSON,Sue.PINTURA.São Paulo Girassol.pág.60   .2012.










A Conclusão e o  impacto de uma ação social sobre o Lazer onde teve participação da Policia Militar

Rubian Leme Bello

Conclui se que as famílias entenderam a proposta  que  foram passadas,verificou se também  que os temas abordados eram o que realmente a praça  necessitava.
O objetivo dessa ação social foi alcançado, pois haviam pessoas que por falta de informação ou por falta de tempo achava que o lazer em família era perca de tempo e não davam importância para isso e que na maioria das vezes mandavam os filhos para a praça sozinhos sem  pensar nos perigos que a criança corria.
Com esse projeto a população pode também conhecer o trabalho de uma base comunitária da Policia Militar, que muitas vezes e vista como uma policia mais rígida ,e com a ação pode se notar o empenho dos Policiais em ajudar , a passar informações de segurança para as famílias.Todos interagiram juntos tanto as famílias quanto os policiais deixando de lado aquela visão hostil sobre o trabalho da PM.
O Projeto foi satisfatório,e com objetivos alcançados.















A importância   na informação do lazer e da segurança em um projeto realizado em praça pública e os recursos utilizados

Rubian Leme Bello




As informações passadas aos pais foi muito útil , porque após alguns dias da ação social foi relatado pelos policiais da praça que o numero de crianças acompanhadas pelos pais teriam aumentado.Observou se também que dentre as famílias que lá  estavam, haviam pessoas que não tinham noção de como fazer o primeiro RG dos filhos e que o informativo que foi entregue explicando de como e onde fazer a documentação foi muito útil.O trabalho em questão tem por objetivo orientar os pais sobre a importância do lazer em família e falar sobre os meios de segurança que devemos tomar com as crianças em locais públicos.Os materiais utilizados foram: brinquedos que foram distribuídos para as famílias,como ping- pong ,vai e vem que são brinquedos que podem ser utilizados com pais e filhos
Entregou se também uma apostila que fala sobre como os pais devem falar de bebidas alcoólicas com seu filhos de 0 a18 anos.Também foi entregue o informativo de como e onde fazer o RG.



O Lazer e seus benefícios
Rubian leme Bello


O Lazer e de grande importância para o bem estar físico e mental, ele promove um bom funcionamento do organismo , combate o stress , relaxa ,contribui, para o bem – estar , estimula a socialização etc.
A educação física traz muitos benefícios para a criança , tais como:Conhecer e dominar o próprio corpo; Auxiliar no desenvolvimento do cognitivo ;Ajudar no desenvolvimento da autonomia e na formação do caráter ; Estimular relações com outras pessoas etc.






O Lazer em Família
Rubian Leme Bello








 









É de extrema importância  a presença dos pais  no lazer do filho é  divertido e acolhedor , isso ajuda tanto para o desenvolvimento emocional quanto o físico, e mostra que ele  não esta sozinho e que não é necessário muito para se ter lazer e que as crianças precisam disso.

O Lazer em família não necessariamente precisa ser fora de casa á varias brincadeiras interessantes que podem ser feitas sem sair de casa, mas se forem a outros locais não se esqueçam  das medidas de segurança que devem ser tomadas em locais públicos como praças e parques;

quinta-feira, 11 de junho de 2015

A importância do lazer
Rubian Leme Bello rubianlemebello@yahoo.com.br

O Lazer é algo que está presente na vida das pessoas, mas nem todos sabem a importância  dessa atividade, que traz muitos benefícios para nossa qualidade de vida, entre os seus benefícios podemos citar o combate ao estresse, facilita a circulação do sangue  promovendo assim uma homeostase, ou seja, um equilíbrio no meio interno do corpo, colaborando na manutenção da saúde.As vezes por falta de informações, as pessoas ignoram sua importância  isso não pode acontecer ,pois todos tem direito ao lazer.(MARCELLINO,2002).
O conceito de lazer e amplo  variado e vem se modificando através dos tempos,o lazer ao contrario do que pensa e um conjunto de atividades educativas  e enriquecedoras de interação social(MELO,2003).No lazer em família não podemos esquecer da segurança que deve estar presente em todos os momentos, desta forma a família e reconhecida como sendo a base da sociedade e deve receber proteção especial do Estado.A participação dos pais no lazer é muito importante  para o desenvolvimento emocional da criança.
.Para o lazer acontecer  não e necessário ter gastos,pois um simples passeio  na praça ou no parque, já e um meio de diversão incluindo brincadeiras e ou brinquedos  que a família possa estar interagindo juntos. Para a  criança a brincadeira e uma forma de exercitar  a sua imaginação , se relacionando de acordo com seu interesse  e suas necessidades junto a realidade  de um mundo que pouco conhecem .Através da brincadeira a criança reflete,organiza, constrói,destrói e reconstrói,seu universo.(PIAGET,1983)Nas brincadeiras entre família podem se destacar algumas: Contação de historias, onde a mãe ou o pai conta uma historia para os filhos,Amarelinha, desenhe no chão uma amarelinha com formato  de caracol as pessoas da família determinarão  a ordem de inicio entre eles ;jogo simbólico animais, as crianças junto com seus pais deverão passar imitando um animal de um lado de o o outro de espaço reservado para esta brincadeira,sendo a sala, o corredor da casa ou outros.Cada participante poderá escolher  qual animal a ser imitado,
. As brincadeiras, representam uma das manifestações lúdicas que fazem parte da vida das pessoa e das sociedades e são portanto, um elemento representativo da cultura do povo.Lembramos que, de uma forma ou de outra, com ou sem brinquedo, todo ser humano, sozinho ou coletivamente,brinca divertidamente de uma, duas, cinco, seis...de muitas brincadeiras ao longo da vida.(MARCELLINO,2002) A Secretaria de segurança publica dispõe de algumas medidas de segurança que devemos tomar com relação as crianças:
Não confie a guarda de suas crianças a pessoas desconhecidas, em momento algum,mesmo que seja por poucos instantes.
Instrua seus filhos a não conversar com estranhos, especialmente sobre hábitos de sua  casa;
Quando estiver desacompanhado e alguém o incomodar, querendo pôr a Mão no seu corpo, grite bastante para chamar a atenção de outras pessoas que estejam  perto;
Ensinem seus filhos a conhecerem seu próprio nome,sobrenome,apelido,idade  local onde residem e telefone.Coloque os dados através de cartão , nos bolsos ou escreva internamente nas roupas das crianças;
Quando precisar de ajuda procure um policial. Você receberá apoio e orientação.
 Lembre se: Todo ser humano que um dia foi criança sabe a delicia que e brincar.

                                       REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS

MARCELLINO,N.c ESTUDO DO LAZER:Uma introdução.Campinas editora autores associados,2002.
MELO,V.a. Introdução ao lazer.Barueri editora Monole,2003.


PIAGET.Jean:A formação do símbolo na criança .Rio de janeiro editora Zahar,1983.

quarta-feira, 10 de junho de 2015

Ebola



O Vírus da Securitização

O Ebola é uma doença que é transmitida pelo consumo de carne de macacos e morcegos na africa a cada minuto aparece um infectado com essa doença, que não tem cura e leva a morte.
Este vírus vem acabando com o sossego do povo a cada dia, tem muitos suspeitos, sendo vitima dessa infecção maldosa, pesquisas mostram pessoas de todo o pais cada vez mais preocupados em achar a cura, pois ainda não temos nem um tipo de cura para esse vírus, por isso devemos ficar alerta esse vírus é contagioso, então não devemos ter contato físico com o contaminado, ate que encontrem a cura para nos livra desse mal que veio acabar com a paz de pessoas que perderam seus familiares por ter contraído esse mal.


Oliveira. G,d Carvalho, O vírus da securitização. São paulo. P.9,12 Outubro 2014

Patrícia Vitorino de Oliveira

Vírus Ebola

Metodologia do Trabalho Científico

Com base neste livro, observa-se passo a passo como um estudante acadêmico deve-se preparar fazendo, iniciando sua pequena biblioteca pessoal para se firmar no conhecimento básico, que lhes serve de apoio para não se perder neste processo tão diferente de estudar. "Ao Professor não basta ser um grande especialista : é preciso dar-se conta de que é também um Professor e Mestre, consequentemente, um educador inserido numa situação histórica-cultural de um país que não pode desconhecer". (Antônio Severino)
Entende-se que a metodologia nada mais é do que contar como foi feito o trabalho, de que forma a pesquisa foi feita, ou pode ser um método adotado.
Ex: A apresentação do plano de ensino e aprendizagem de um professor para seus alunos, ou como no livro de Antônio Severino que ensina os estudantes universitários, a se acharem dentro desta sociedade acadêmica.
E isto tudo é feito através de diversas pesquisas que provam cientificamente que é possível se atingir o objetivo seguindo corretamente a metodologia aplicada.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. 21° ed; Ceará: Cortez, 2000, 279 p.



Kelly Carvalho Andrade

Paulo Freire

Pedagogia da autonomia

Este livro nos mostra maturidade lucidez e vontade de simplicidade, sua linguagem é poética e política calma e tranquila. Ele nos relata que nós professores devemos mostrar que ensinar não é transferir conhecimento mas criar as possibilidades para sua produção ou a sua construção, se todos os pedagogos  conhecer um pouquinho da historia deste autor vamos construir crianças em adultos bem melhor para ter um futuro com qualidade, assim, o livro nos passa  o conhecimento de como devemos nos da em uma sala de aula e mostrando aos alunos a importância do educar. 
Ao ler este livro de Paulo Freire viajamos por uma linda história onde ele fala muito bem da pedagogia e da autonomia, do quanto é importante ensinar, aprendendo que quanto mais nos aprofundamos na leitura, maior vai ser a qualidade para educar e assim vamos ter um futuro bem melhor.

FREIRE, Paulo. pedagogia da autonomia:Saberes Necessário á Prática Educativa, 1º;ed,São Paulo: Paz e terra,2011,p.142

Patrícia Vitorino de Oliveira

Não Existem Línguas Uniformes

O autor Sírio Possenti, professor da Universidade de Campinas (Unicamp), atua no estudo linguístico abordando os seguintes temas: Análise do discurso, em especial no campo de humor e da mídia e análise linguística. No texto "Não existem línguas uniformes" o autor fala da língua na prática social. Desse modo, divide o artigo em quatro partes: Na primeira parte trata da problemática; na segunda, dos fatores externos; na terceira, fatores internos; na quarta, da conclusão.
No primeiro momento, Possenti defende a questão da língua e pretende que as pessoas tenham uma visão mais adequada do fenômeno da linguagem, especialmente os profissionais tais como professores, cita dois fatos importantes do porque acontece a variação.
No segundo momento, o autor fala dos fatores externos da língua e mostra que a variedade linguística difere dentro da sociedade, de acordo com a idade, sexo, etnia, profissão e cultura de cada indivíduo. Já em relação aos fatores internos, Possenti mostra que existe uma gramática interior da língua que condiciona a variação e que muda de acordo com a sociedade. 
Por fim, o autor conclui que precisamos de variedade linguística para que possamos diferenciar as formas de se expressar em relação a poesia, o humor e dessa maneira podemos mostrar atitudes diferentes.
Concluímos a partir disso que há necessidade da variedade linguística logo isso nos diferencia uns dos outros, através da língua reconhecemos de onde o indivíduo vem e qual é a sua cultura, porém é importante destacar a questão da fala mais adequada a fim a trazer um domínio maior do nosso idioma.  


POSSENTI, S. Não existem línguas uniformes. In: POSSENTI, S. Por que (não) ensinar gramática na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2002.


Kelly Carvalho Andrade

Mario Sergio Cortella

Não se desespere

Ao ler este livro aprendemos que não adianta se desesperar, pois o desespero não vai resolver os problemas que temos que passar com isso devemos pensar muito em nossas atitudes o que fizemos com o tempo é uma escolha nossa, Cortella enxerga na educação muitas saídas para os problemas que queremos agir em desespero pois através dos estudos aprendemos ter ética e controle do que  devemos fazer, uma pessoa com base no estudo consegue se controlar melhor, ele também relata que o sonho de ser uma pessoa controlada não é fácil mas também não é impossível e nem por isso devemos ter medo de errar porque não somos robô para fazer tudo certinho como se fossemos controlado.



CORTELA, Mario.Sergio;Nao se desespere, Provocações Filosóficas, Petrópolis,4ªed, Rio de Janeiro: .vozes,p.140. 2013.

Patrícia Vitorino de Oliveira


Livro: Pensatas Pedagógicas

O livro trata de quarenta pensatas voltadas para a educação, não só para professores mas também para a família, para educadores, para qualquer um que lida com gente. Um livro de fácil leitura que nos faz pensar em não desistir da educação, traz um incentivo emocional ao docente não só na questão conteudista mas na formação do desenvolvimento humano, pois a educação escolar não é sozinha ela é junta com a família, nós professores precisamos do apoio familiar para educar a criança é importante cuidar, conviver no sentido afetivo, não no contraditório como levar a criança no shopping porque você precisa comprar algo e entender isso como afeto, um momento de prazer, não é isso, prazer tem que ser para a criança, como ir ao parque, rolar na grama, brincar, correr, fazer um piquenique com coisas preparadas por nós. 
Faz a gente pensar em resgate de valores, no âmbito da filosofia estamos perdendo essas características que nos faz ter orgulho do nosso tempo com nossos filhos e alunos, podemos observar no livro claramente o valor da gratidão, respeito, educação familiar, cabe a nós professores, família e mídia buscar o equilíbrio da responsabilidade de proteger e educar essas crianças de forma que sejamos verdadeiros exemplos a serem seguidos por elas, mudando a frase de "faça o que eu digo, não faça o que eu faço" para "faça o que eu digo e faço". 

CORTELLA, Mário Sérgio. Pensatas Pedagógicas: Nós e a escola: agonias e alegrias. 1ª ed; Rio de Janeiro: Vozes, 2014, 144 p.



Kelly Carvalho Andrade.

Intervenções Clínicas

Intervenções Clinicas


O livro nos relata a historia de um rapaz contada em dez capítulos, onde ele mostra muitas dificuldades de aprendizagem, de interação social e de comunicação.
Ao começar um tratamento com uma fonoaudióloga, ele não se comunica com ela. Ela vai em busca de novas estratégias para ajudá-lo na fala e na aprendizagem como por exemplo: atividade de desenho artes em argila, pintura por isso a preocupa profundamente onde ela passa a ter dificuldades para dormir pensando em uma forma de ajudar Valentim com sua doença até então desconhecida.
Através de muito estudos, pesquisa ela muda sua linha de trabalho, ela consegue diagnosticar a doença do rapaz descobrindo uma nova síndrome. A psicologia nos ensina que não somos donos da verdade, que nem tudo sabemos, em muitas vezes devemos deixar as nossas emoções fluírem, em muitos casos quando não se tem um diagnostico afeta muito nossas emoções, agravando ainda nossas situações física e psíquicas, neste livro a autora encaminha o individuo a recuperar sua vontade de viver.

SIMOES, Márcia. Intervenções Clínicas: ação integrada com a fonoaudiologia, a psicopedagogia, a arteterapia, a psicanálise e outros saberes. 1ª ed; Rio de Janeiro: Wak, 2010, 240 p.


Patrícia Vitorino de Oliveira


Livro: Intervenções Clínicas

O livro é dividido em 10 capítulos, onde a autora Márcia Simões fonoaudióloga, especialização em linguagem com enfoque psicanalítico, psicopedagoga, licenciatura plena em biologia, mestre em psicologia.
A história de Valentim é mais um memorial da autora contando a sua dificuldade em diagnosticar uma doença sem diagnóstico tendo como um espelho a história dela refletida, quando criança a autora passou por vários problemas de saúde e dificuldade de aprendizado.
A autora é muito profissional e competente quando separa a história dela do trabalho com Valentim e percebe que precisa estudar outras formas para poder ajudá-lo, pois a sua linha de trabalho não era o suficiente para tratá-lo, onde posteriormente descobre uma doença rara, uma nova síndrome que se aplica ao Valentim, a partir disso a fonoaudióloga consegue traçar um diagnóstico e introduzir o rapaz em sociedade, desenvolvendo-lhe a vida.
Para a psicologia as emoções nos direciona, a autonomia do sujeito é de extrema importância, isso faz com que ele possa seguir em frente; já a fonoaudióloga sente que pode virar a página tanto em um passado doloroso que ela não vai esquecer mas consegue entender que já passou, como a situação do Valentim que aceita o que tem, suas limitações e pode caminhar sozinho.


SIMOES, Márcia. Intervenções Clínicas: ação integrada com a fonoaudiologia, a psicopedagogia, a arteterapia, a psicanálise e outros saberes. 1ª ed; Rio de Janeiro: Wak, 2010, 240 p.



Kelly Carvalho Andrade

Interdisciplinaridade

"Uma educação que abraça a interdisciplinaridade navega entre dois pólos: a imobilidade total e o caos. A percepção da importância do passado como gestor de novas épocas nos faz exercer paradoxalmente o imperativo de novas ordens, impelindo-nos a metamorfose de um saber mais livre, mais nosso, mais próprio e mais feliz, potencialmente propulsor de novos rumos e fatos. O processo interdisciplinar desempenha um papel decisivo no sentido de dar corpo ao sonho de fundar uma obra de educação a luz da sabedoria, da coragem e da humanidade". (Fazenda, 2013).
Segundo Fazenda a interdisciplinaridade traz um novo fôlego na educação brasileira, a possibilidade de se libertar de uma educação tradicionalista, uma nova maneira de o homem ver o mundo, e pensá-lo e repensar a si próprio.
Entende-se por interdisciplinaridade, que é mais ou menos como Organização Nações Unida, nas quais as nações estão associadas umas às outras, cada uma conservando sua autonomia. 
Para o docente é preciso fazer um contra ponto de uma disciplina para outra respeitando suas metodologias, ser um professor que executa projetos interdisciplinares, é dar autonomia e elevação ao aluno, é emancipá-lo, pois o projeto se consolida por meio das ações do professor que se coloca como mediador, e imergir no trabalho cotidiano para a elevação no educar, é compreender, entender as partes de legislação entre as diferentes áreas de conhecimento, unindo-se, para transpor algo inovador.
Infelizmente ainda vivemos em um modelo antigo de educação, de aprendizagem no qual existe a informação dada pelo professor a assimilação do aluno. O contexto escolar, a assimilação do aluno e cotidiano. 
É de responsabilidade do professor, trazer o conhecimento interdisciplinar para os seus alunos, onde se pode extrair desse aluno uma melhor aprendizagem também é de responsabilidade dos novos professores (que estão se formando) abraçarem a interdisciplinaridade a fim de mudar a educação hoje existente no Brasil, para algo mais significativo, mais humano, mais interativo, em respeito as nossas crianças. 



FAZENDA, Ivani. Didática e Interdisciplinaridade. 17° ed; São Paulo: Papirus, 2013, 192 p.




Kelly Carvalho Andrade